
12 – Corujas ou Pássaros/ 7 de ouros
Quando da criação do baralho e tomando-se a origem dele, as primeiras representações desta carta eram de duas corujas e que posteriormente foram modificadas para os pássaros, mas sem no fundo perder seu significado original.
Na Grécia antiga a coruja era o pássaro da deusa Atena e, portanto, de bom agouro. Já na Roma dos Césares, a coruja era considerada de mau presságio. E tinham lá os seus motivos para pensarem assim, uma vez que pouco tempo antes de o imperador Commodus Aurelius morrer, uma coruja pousou no seu quarto; pios de coruja prenunciaram o assassínio de Júlio César, o mesmo ocorrendo antes da morte de Augusto. Por outro lado, a vida de Gengis Khan foi salva por uma coruja, segundo a lenda.
Em termos de signo, a coruja está entre Escorpião e Sagitário. Em alguns lugares, significa morte e mau agouro, em outros é aquela que tem o grande conhecimento. Consegue girar a cabeça em 360 graus, ou seja, tem a capacidade de ver seu lado luminoso e boa parte do seu lado sombrio. Em termos de energia planetária, está ligada ao asteróide Kiron.
A coruja adquire no baralho cigano a simbologia relacionada ao seu lado obscuro. A simbologia do mau agouro, de uma situação de impasse onde o uso da sabedoria e da análise é necessário para se sair de uma determinada situação.
No baralho a representação da coruja foi substituída pela dos pássaros, mas como falamos de uma ligação da simbologia com a época e cultura em que está inserida, a interpretação dada às corujas é a de stress, confusão, movimento sem direção, inconstância, desgosto, preocu

Pois na escola brasileira os pássaros, voando lado a lado nos falam das frivolidades, das alegrias passageiras. É vista como inconstante, é uma carta complexa por envolver esses dois animais e essas duas concepções.
Essa frivolidade é dada pela algazarra que os pássaros fazem quando se juntam e as brincadeiras que fazem. As viagens pela questão da migração. Esta carta também fala sobre a ansiedade e as grandes expectativas conhecida como fogo de palha.
Comentários
Postar um comentário