sábado, 27 de dezembro de 2008

A simbologia animal no Baralho Cigano III


14 – Raposas/ 9 de Paus

Símbolo da adaptação ela nos ensina o caráter mutável da natureza e dos elementos, a sabedoria da relatividade e o movimento da Roda da Fortuna, a dupla natureza de todas as coisas e diversidade que leva a encontrar as diversas saídas que a vida oferece. Pelo seu mimetismo, a raposa é a mãe do disfarce e da astúcia, arma poderosa de sobrevivência também na selva de pedra. Na China e no Japão é o símbolo da esperteza e da capacidade de assumir diversas formas e qualidades. No folclore mágico dos celtas, o bardo transformava-se em raposa para satirizar seus oponentes.

Em muitas tradições populares é símbolo da perfídia. A cor avermelhada de seu pelo lembra o fogo, o que a torna (...) parte do séquito do diabo.

Na antiga Roma

A raposa era considerada um demônio do fogo. Na festa da deusa Ceres, algumas raposas com tochas ardentes presas ao rabo eram perseguidas através dos campos para esconjurar os incêndios das plantações. Como meio contra encantamentos, pregava-se na porta uma estrela-do-mar pincelada com sangue de raposa.

Para os Germanos

A raposa era o animal simbólico do deus enganador Loki.

Nas sagas Japonesas

Elas desempenham o papel de feiticeiras (que entretanto aparecem em outras formas também), e pede-se que sejam queimadas e as suas cinzas espalhadas pelo rio.

Na antiga China

Eram consideradas animais particularmente voluptuosos, motivo pelo qual os testículos de raposa macerados no vinho eram considerados um elixir de amor infalível; acredita-se também que uma cauda de raposa presa ao braço tivesse um efeito sexualmente excitante.

(...) na china difundia-se a idéia de que a raposa (“Hu-li”) pudesse chegar aos mil anos e então, dotada de nove caudas, desenvolvesse capacidades especiais de sedução.

Na Ásia Oriental

As raposas são importantes símbolos eróticos (...)

No Norte da Áustria

“Raposa” era sinônimo de “diabo” (“que a raposa te carregue”)

Prevalecem os significados simbólicos negativos da raposa. Entretanto, ocasionalmente ela é também atributo de santos, como por exemplo, de São Bonifácio, embora na Bíblia ela personifique a perfídia e a maldade.

Texto retirado do Dicionário de Símbolos de Hans Bidermann

Baralho cigano

Em geral a raposa no baralho cigano carrega esse caráter pesado, de esperteza, astucia e sagacidade que tanto pode indicar outra pessoa como pode se tratar do próprio consulente. Pode indicar armadilhas da vida, traições.

A raposa incentiva-nos a abrir nossa mente e usar a nossa inteligência de forma diferente e criativa. A raposa também traz-nos uma mensagem para tentar abordarmos uma situação diferente do que normalmente faríamos, ver as coisas por diferentes ângulos. Determinação, intensidade, focar as situações, pensar friamente, ser persistente.

2 comentários:

  1. Muito bom... muito bom mesmo... só me incentivou mais a fazer minha tatuagem, tendo agora mais embasamento simbolico!

    ResponderExcluir